Indústrias e a Sustentabilidade Hídrica

A sustentabilidade hídrica refere-se à gestão responsável e equitativa dos recursos hídricos, garantindo a disponibilidade adequada de água de qualidade para as necessidades presentes e futuras. As empresas de tratamento de água contribuem significativamente para esse objetivo por meio de várias práticas e iniciativas.

Uma das maneiras pelas quais as indústrias promovem a sustentabilidade hídrica é através do tratamento de água e efluentes que possam estar localizados próximos às suas instalações. Ao tratar efluentes, essas empresas permitem a reutilização de água tratada em processos industriais, irrigação e outras aplicações não potáveis, reduzindo assim a demanda por água fresca.

O setor industrial tem implementado diversas ações para contribuir com a sustentabilidade ambiental na linha de produção. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizada com empresários de todo o país revela que nove em cada dez empresas industriais (89%) adotam  medidas para reduzir a geração de resíduos sólidos. Já 86% têm ações para otimizar o consumo de energia, enquanto 83% implementam medidas para otimizar o uso de água. Fonte

Os três itens estão no topo de uma lista de nove ações elencadas no levantamento. Do total de indústrias respondentes, 36% adotam de 5 a 6 ações e 22% de 7 a 8. Apenas 3% das empresas industriais não desenvolvem nenhuma medida relacionada à sustentabilidade.

Outras medidas incluem o reaproveitamento da água de resfriamento, a otimização dos sistemas de caldeiras, a instalação de equipamentos eficientes e a implantação de planos de gestão de água. Essas práticas não apenas ajudam a reduzir o consumo de água, mas também contribuem para a conservação dos recursos naturais e a proteção dos ecossistemas aquáticos.

Ao adotar práticas sustentáveis e investir em tecnologias inovadoras, essas indústrias podem contribuir significativamente para a preservação dos recursos hídricos e o bem-estar do planeta como um todo.

Quer saber mais sobre nossas soluções Marwilt para tratamento de água? Clique no link e fale com nossos consultores https://marwilt.com.br/contato/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *